PARTICIPE. COM TRES CLIQUES!SEJA MAIS UM AMIGO

segunda-feira, abril 29, 2013

UPP



A Polícia Militar ocupou na manhã desta segunda-feira, 29/04, as comunidades do Cerro-Corá, Guararapes e Vila Cândido, no Cosme Velho, na Zona Sul, para a implantação da 33ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).


A ocupação contou com 420 policiais das Unidades do Comando de Operações Especiais - Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Batalhão de Choque (BPChq), Batalhão de Ações com Cães (BAC), Grupamento Aeromóvel (GAM) - e policiais do 1º Comando de Policiamento de Área da Polícia Militar. A 33ª UPP Cerro-Corá contará com 190 homens.
Não houve confrontos. Na ação, policiais do BOPE apreenderam 3 kg de maconha, 03 rádios transmissores e 132 munições de diversos calibres. O material foi encontrado dentro de uma mochila em um terreno baldio. A ocorrência foi registrada na 9ªDP.

Uma unidade móvel do Instituto Félix Pacheco (IFP) está baseada próxima à comunidade para realizar a identificação biométrica e facilitar a identificação de possíveis criminosos. A Polícia Civil disponibilizou ainda um ônibus itinerante da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM).

Cercada de pontos turísticos, a retomada desses territórios, além de devolver a paz aos moradores e visitantes, trará ainda uma diminuição gradual no número de roubos a transeunte e roubos de veículo. Foi identificado ainda que com a pacificação em outras regiões da Zona Sul, criminosos responsáveis por esses crimes buscavam refúgio na comunidade do Cerro-Corá.

De acordo com o Instituto Pereira Passos (com base no censo do IBGE de 2010), 2.803 mil pessoas vivem nessas comunidades e serão beneficiadas diretamente com a implantação da 33ª UPP.

Colaboração dos moradores.

A Secretaria de Segurança solicita a colaboração dos moradores dessas comunidades na denúncia de criminosos, esconderijos e locais onde possam estar guardadas armas, drogas, objetos roubados e outros produtos ilegais. Os moradores podem ligar para o Disque-Denúncia, 2253-1177, ou para o 190 da Polícia Militar.

Todos os moradores devem andar com documentos de identificação e os motoristas e motociclistas serão solicitados a mostrar documentos de propriedade de seus veículos, bem como a Carteira Nacional de Habilitação em dia. No caso das motos, também será exigido o uso de capacete.

Eventuais problemas de conduta dos policiais podem ser informados pelo telefone da Ouvidoria da Polícia (tel. 21 3399-1199 ou ouvidoriadapolicia@proderj.rj.gov.br) e da Corregedoria da Polícia Militar (tel. 2332-2341, Delegacia de Policia Judiciária Militar do Méier). O BOPE e o BPChq solicitam que sejam feitas denúncias de locais com drogas, armas ou criminosos pelos telefones de pronta-resposta 2334-3983 (BOPE) e 2332-8486(BPChq).

Nenhum comentário: