PARTICIPE. COM TRES CLIQUES!SEJA MAIS UM AMIGO

segunda-feira, janeiro 06, 2014

Estado oficializa criação de batalhão da PM para atuar em manifestações


 

 

O Globo

RIO - O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, publicou nesta segunda-feira uma resolução oficializando a criação do Batalhão de Policiamento em Grandes Eventos (BPGE) da PM do Rio. Segundo o texto, um dos principais focos do destacamento é a atuação em manifestações populares. Também faz parte das atribuições o patrulhamento em jogos de futebol ou qualquer outro evento esportivo ou cultural.

A criação do novo batalhão já havia sido anunciada pelo comandante da PM, coronel Luís Castro, em setembro do ano passado, época em que o Rio passou por uma sequência de protestos. No texto que embasa a resolução, Beltrame admite “a atual sobrecarga de emprego do efetivo das diversas unidades operacionais em eventos onde há multidão de pessoas, sem que haja a especialização necessária para atuação dentro dos cenários que são apresentados”.

Apesar de a criação só ter sido oficializada nesta segunda, a assessoria de imprensa da PM afirmou que o batalhão já está em operação há cerca de três meses. A unidade possui cerca de 500 policiais, todos remanejados de outras unidades operacionais e administrativas da corporação. Os agentes de segurança passaram por treinamento específico de mediação de conflito e de controle de distúrbios, similares aos do Batalhão de Choque, local onde a unidade foi instalada.

Também segundo a PM, apesar de a resolução prever o que o BPGE faça patrulhamento em jogos de futebol, o Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe) continuará existindo. O novo batalhão já atuou no ano passado em casos como a ocupação da Aldeia Maracanã e também está colaborando com a Operação Verão Seguro, de reforço nas praias da Zona Sul.




Nenhum comentário: