PARTICIPE. COM TRES CLIQUES!SEJA MAIS UM AMIGO

sábado, janeiro 18, 2014

Rolezinho seguido de boato de arrastão faz lojas fecharem as portas no Plaza Shopping, em Niterói - RJ/RJ


 

Agência O Globo

RIO - Cerca de 50 pessoas, a maioria ligada a partidos políticos, fazem um “rolezinho” no Plaza Shopping, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, na noite desta sábado. Momentos depois da chegada do grupo ao local, houve um boato de arrastão, o que provocou pânico e correria. Lojas fecharam as portas, e os frequentadores estão indo embora do local. O corre-corre começou na praça de alimentação e se estendeu para a área central do shopping.

Mais cedo, um manifestante fez ataques à imprensa tradicional, em frente ao shopping. Já o criador da página do evento de Niterói no Facebook, Thiago Corrêa, não compareceu ao ato porque está em Buenos Aires. Por meio da rede social, O Globo entrou em contato com ele. Thiago afirmou que a convocação do evento foi uma ironia:

“Quando ocorreu o “rolezinho” em São Paulo, a polícia provou quem é perigoso, quem é violento de verdade nesta história. O intuito do evento é irônico, sempre irônico. Não é esse intuito direto, preto no branco, que a imprensa impõe aos fatos", disse por mensagem no Facebook. “Quando criei o evento, quis alertar para posições racistas que ocorrem todos os dias no Brasil”.

A administração da unidade chegou a tentar na Justiça a proibição do evento, mas a 9ª Vara Cível de Niterói indeferiu, na quinta-feira, o pedido de liminar que pretendia impedir os chamados “rolezinhos”. Os autores da ação alegaram que o movimento promove arruaças e tumultos.

Com medo de possíveis tumultos por conta do “rolezinho” marcado para a tarde deste sábado, a administração do Ilha Plaza Shopping, na Ilha do Governador, na Zona Norte, também reforçou a segurança no centro comercial.

No Ilha Plaza Shopping, só dois acessos ao local foram abertos, e as lojas que dão acesso à área externa do shopping fecharam as entradas. Apesar do forte esquema de segurança, até às 16h, horário marcado para o evento, não havia concentração de manifestantes. A possibilidade do encontro não atrapalhou o comércio. Os corredores permanecem lotados durante todo o dia.

Ainda neste fim de semana, mais um “rolezinho” está marcado para o Shopping Leblon, na Zona Sul do Rio, às 16h20m de domingo. A página do Facebook, que convocava para o evento no Leblon, saiu do ar na manhã desta terça-feira. Até então, mais de cinco mil pessoas haviam confirmado participação.

Nenhum comentário: