PARTICIPE. COM TRES CLIQUES!SEJA MAIS UM AMIGO

quinta-feira, abril 24, 2014

Grupo entra em confronto com policiais militares em Copacabana




Manifestação fecha a Avenida Nossa Senhora de Copacabana: policiais jogaram bombas de gás na rua Domingos Peixoto / Agência O Globo
RIO - Um grupo que acompanhou o enterro do dançarino Douglas Rafael da Silva, o DG, de 26 anos, entrou em confronto com policiais militares nas ruas de Copacabana, na Zona Sul, na tarde desta quinta-feira. Eles participavam de uma passeata que tinha começado logo após o enterro do rapaz, encontrado morto na quarta-feira no Morro do Pavão-Pavãozinho. Cantando funk e pedindo justiça, centenas de pessoas seguiam do Cemitério São João Batista, em Botafogo, para o Morro do Pavão-Pavãozinho quando o clima ficou tenso. Bombas de gás lacrimogêneo foram lançadas na Rua Sá Ferreira, que dá acesso à comunidade. Houve correria, e muitas pessoas choravam no local. A Avenida Nossa Senhora de Copacabana chegou a ser fechada por cerca de trinta minutos na altura da Sá Ferreira. Pelo menos cem PMs, além de guardas municipais e agentes de trânsito, acompanhavam o ato. A situação só foi controlada por volta de 17h15m. Ainda assim, às 17h20m, foram interditados o Túnel Prefeito Sá Freire Alvim e a Rua Barata Ribeiro, altura da Rua Miguel Lemos, por onde era feito o desvio. As vias foram liberadas cerca de 15 minutos depois.

A confusão começou quando um grupo que vinha à frente passou a ameaçar as pessoas que andavam pela Avenida Nossa Senhora de Copacabana. Jornalistas também foram ameaçados. Com medo, lojistas foram obrigados a fechar as portas mais cedo. Depois de serem agredidos com pauladas e socos por parte dos manifestantes, os policiais ficaram encurralados e revidaram, na esquina da Sá Ferreira, com golpes de cassetetes, chutes e socos. Eles tentaram prender um dos agressores, que, no entanto, conseguiu escapar. Naquele momento, policiais militares do Batalhão de Choque (BPChq), com escudos e lançadores de bombas, reforçavam a segurança na entrada do morro para evitar possíveis retaliações.

Após a passeata, no entanto, o clima de enfrentamento entre manifestantes e policiais continuou quando os moradores começaram a subir a Ladeira Saint Romain, que havia sido obstruída com caçambas de lixo, caixotes de madeira, carrinhos de mão, pneus e até uma geladeira. O grupo entrou em um depósito da Comlurb na subida do morro e arremessou várias pedras contra os policiais que estavam na esquina das ruas Raul Pompéia e Sá Ferreira. Cabeças de nego também foram jogadas na direção dos PMs.


O trânsito na Nossa Senhora de Copacabana foi parcialmente liberado por volta de 17h15m. O trânsito teve de ser desviado para a Rua Francisco Otaviano e Avenida Atlântica, que, segundo o Centro de Operações da prefeitura, apresentam retenção. A manifestação, que começou na Rua Real Grandeza, em frente ao São João Batista, chegou a interditar momentaneamente o Túnel Velho, e, depois, parcialmente a Rua Barata Ribeiro. Os pontos de ônibus, tanto na Nossa Senhora de Copacabana e quanto na Barata Ribeiro, ficaram lotados. O policiamento foi reforçado.

Nenhum comentário: