PARTICIPE. COM TRES CLIQUES!SEJA MAIS UM AMIGO

quinta-feira, maio 01, 2014

Pezão diz que governo vai pedir a transferência de mais presos para penitenciárias federais


  • Além dos dez nomes que já haviam sido solicitados à Justiça, mais quatro ou cinco bandidos devem ser levados para outros estados

O governador Luiz Fernando Pezão durante inauguração da Companhia Destacada no Fonseca, em Niterói Felipe Hanower / Agência O Globo
RIO - O governador Luiz Fernando Pezão disse, na manhã desta quinta-feira, que vai pedir ao Ministério da Justiça a transferência imediata para presídios federais de mais quatro ou cinco bandidos presos no Rio, além dos dez nomes que já haviam sido solicitados ao ministério. Todos têm alguma relação com recentes ataques à Unidade de Polícia Pacificadora, segundo o governador. Pezão não quis revelar nomes, mas garantiu que são presos que atiraram em policiais ou atacaram PMs e que têm indícios fortes de participação em recentes a ataques às sedes das UPPs.
— Estamos nos encalço de quem organizou estas manifestações. Vamos ter novidade brevemente. Ontem à noite (quarta-feira), a Justiça autorizou mais dois presos a serem transferidos. Todos que forem pegos dilapidando patrimônio, atacando as sedes das UPPs, atacando os policiais, nós vamos reagir com força, vamos tirar do estado, mandando para presídios federais. Tenho falado com o ministro da Justiça quase que duas, três vezes por dia, e ele tem sido de uma rapidez tremenda. Já foram os três — afirmou Pezão, durante inauguração da passarela que liga o Maracanã à Quinta da Boa Vista.
O governador disse ainda que não descarta a possibilidade de instalação de uma UPP na área do Chapadão.
— Temos um plano de ocupação até 2018. Nosso compromisso era de fazer 40 UPPs, vamos chegar a 45 e vamos deixar um plano até 2018, com a necessidade de policiamento em comunidades. Nós já temos hoje 9.700 policiais, mas vamos deixar um plano para o próximo governo para ocupação de outras comunidade. Chapadão é uma delas, mas quem determina o cronograma é o secretário Beltrame — declarou Pezão.
Já durante a inauguração da 3ª Companhia Destacada da PM no Fonseca, em Niterói, Pezão comentou o caso de mais um PM baleado nesta manhã no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio.
— Mais um PM foi covardemente atingido por pessoas que acham que o governo vai desistir do processo de pacificação. Estamos solidários com a corporação e, a partir de agora, quem for preso agredindo ou matando policiais vai parar Rondônia, para Roraima, bem longe daqui — afirmou o governador.
O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, também comentou a agressão ao policial:
— Estas pessoas se aproveitam da estrutura das comunidades, com vielas, becos, para se esconderem e agredirem covardemente os policiais que estão trabalhando num processo irreversível. Eu também vou fazer a minha parte. Vou pedir, não sei se vou conseguir, que todos os bandidos que atacarem policiais sejam banidos daqui.
O governador Pezão disse que ainda não recebeu pedido formal para instalar um batalhão da PM e o comando de operações das polícias de Niterói e São Gonçalo nas dependências do antigo 3º Batalhão de Infantaria do Exército (3º BI), no bairro da Venda da Cruz, que fica na divisa e na região mais violenta dos dois municípios:
— Ainda não tomei conhecimento da solicitação, mas vou analisar e pensar nesta possibilidade — disse o governador.
Justiça autoriza ida de mais dois traficantes para presídios federais
Após o juízo da 42ª Vara Criminal da Capital autorizar a transferência do preso Bruno Eduardo Procópio da Silva, o Piná, para um presídio federal, mais dois presos também serão transferidos. A pedido da Secretaria de Segurança, a Justiça do Rio também autorizou, nesta quarta-feira, a transferência de Eduardo Fernandes de Oliveira, o 2D, e de Ramires Roberto da Silva para presídios federais. Piná e 2D foram presos no ultimo dia 21 em Búzios, na Região dos Lagos. Já Ramires foi preso no último domingo, por agentes da unidade da UPP Parque Proletário, na Penha.


 

Nenhum comentário: