PARTICIPE. COM TRES CLIQUES!SEJA MAIS UM AMIGO

domingo, setembro 07, 2014

7 SETEMBRO - O GLOBO

RIO — Três pessoas foram detidas numa manifestação no fim da manhã deste domingo, na Avenida Presidente Vargas, durante o desfile de Sete de Setembro. O ato "Grito dos Excluídos" - formado por organizações sociais e sindicais - se concentrou na Rua Uruguaiana e seguiu até a Central do Brasil com cerca de 200 manifestantes, de acordo com a Polícia Militar.
A confusão teria começado depois que o grupo tentou invadir uma área isolada para o desfile. A polícia usou gás de pimenta para dispersar a multidão. Uma bandeira do Brasil foi queimada durante o ato, o que é considerado contravenção penal. Com isso, os detidos, que não tiveram seus nomes revelados, foram levados para a sede da Polícia Federal, na Zona Portuária.


A manifestação acabou atrasando a liberação das pistas da Presidente Vargas. Os manifestantes carregavam faixas vermelhas e brancas, além de bandeiras predominantemente vermelhas. De acordo com o planejamento feito pela prefeitura, a avenida e demais ruas do entorno deveriam ser liberadas logo após o fim do Desfile Cívico Militar. Policiais foram deslocados para local e acompanharam o protesto.
Segundo Centro de Operações Rio, as primeiras vias a serem liberadas ao tráfego foram a Avenida Rio Branco, sentido Aterro, e as pistas laterais da Avenida Presidente Vargas, tanto no trecho entre as avenidas Passos e Rio Branco, como a no sentido Praça da Bandeira. O tráfego não apresenta retenções na região.
O tradicional desfile militar pelo Dia da Independência atraiu, além do público, vários cabos eleitorais, que distribuíram panfletos e usaram até alto-falantes para promover os candidatos. O clima no evento, no entanto, foi bastante tranquilo, sem manifestações, como no ano passado. O público foi formado, principalmente por crianças. O aposentado Jader de Castro, morador de Bento Ribeiro, levou os netos para assistir ao desfile, repetindo o que fazia com os filhos. Para ele, é importante cultivar o patriotismo.





A parada militar também foi o programa de domingo escolhido pela vendedora Rose Pereira, moradora da Penha, que levou o filho de 9 anos para assistir ao desfile.
- Eu vim no ano passado também, mas hoje está bem melhor, pois não há confusão. No ano passado, as bombas de gás lacrimogênio invadiram a arquibancada - lembra Rose.

O desfile começou às 9h, com público lotando as arquibancadas montadas na Avenida Presidente Vargas. O esquema especial de trânsito teve início às 5h30m, com a interdição de todas as pistas da Avenida Presidente Vargas, do prédio dos Correios até a Avenida Rio Branco. Por causa disso, o tráfego apresentou retenção na região durante toda a manhã, pegando os motoristas de surpresa. Como o Sete de Setembro caiu no domingo, muita gente esqueceu que as ruas seriam bloqueadas para o desfile militar. Equipes da Prefeitura atuaram para orientar os motoristas.

Nenhum comentário: