PARTICIPE. COM TRES CLIQUES!SEJA MAIS UM AMIGO

quarta-feira, agosto 12, 2015

O problema é que a polícia nunca deu voto para ninguém’, diz Beltrame sobre segurança pública


Para o secretário, apenas aumentar o policiamento nas ruas não vai solucionar o problema da violência urbana
POR O GLOBO
12/08/2015 13:13 / ATUALIZADO 12/08/2015 14:22

RIO - O secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, afirmou nesta quarta-feira que o problema da violência urbana não será resolvido apenas com mais policiais na rua. Em entrevista ao RJTV, da TV Globo, ele falou sobre os resultados das últimas operações feitas no Rio, que terminaram com a morte de Playboy e com a prisão de seis integrantes da cúpula da maior facção criminosa do estado, e ressaltou que hoje a polícia está sobrecarregada. O secretário lembrou que esse é um problema que inclui outros fatores, como a questão da assistência social, da educação e da geração de emprego.
— Isso não resolve (sobre mais polícia na rua) nem há condições de ter policiais em todas as ruas no Rio ou em qualquer outro lugar do mundo. E como a polícia nunca deu voto para ninguém, ela está numa posição muito desfavorável. Hoje isso se inverteu, e agora todo mundo quer segurança, mas é preciso que aconteça mais para que a situação de violência urbana melhore. Cadê os dados da assistência social e da educação? — questionou.
Beltrame falou ainda sobre os boatos que estão circulando nas redes sociais que falam sobre violência entre traficantes. Ele tranquilizou a população e disse que as informações estão sendo verificadas:
— O que posso dizer é para as pessoas se tranquilizarem e não acreditarem em boatos. A Inteligência da Polícia está monitorando — afirmou ao telejornal.
Beltrame falou ainda sobre a operação conjunta com a Polícia Federal, que resultou na morte do traficante Celso Pinheiro Pimenta, o Playboy, no último sábado. Ele ressaltou que a integração entre as polícias funciona e voltou a dizer que o Rio não deve idealizar bandidos.
— A integração entra a Polícia Federal e Polícia Militar, graças a Deus, funcionou numa hora difícil. É isso que tem que destacar, não ficar idealizando bandidos — afirmou.
Nesta terça-feira, o governador Luiz Fernando Pezão disse que Beltrame vai levar a discussão sobre benefícios de presos ao Congresso Nacional, em Brasília. Segundo Pezão, o debate é necessário para evitar que a polícia do Rio continue “enxugando gelo” ao prender bandidos condenados pela Justiça, que fogem da cadeia ao conseguirem o direito de visitar a família.

Após a prisão de seis chefes do tráfico, o secretário de Segurança já havia afirmado que iria a Brasília sugerir ao Congresso mudanças no Estatuto do Desarmamento para aumentar a pena de quem estiver portando ou fizer uso de armas de uso restrito das Forças Armadas.

Nenhum comentário: