PARTICIPE. COM TRES CLIQUES!SEJA MAIS UM AMIGO

domingo, agosto 15, 2010

POLICIA & POLITICA

Estamos em mais período eleitoral em nosso país.
Como todas as eleições assuntos como saúde, educação, transporte e segurança são os alvos mais debatidos.
Os dois candidatos que possivelmente estarão no segundo turno, para o campo da segurança possuem propostas diferentes, mas não acreditamos opostas.
A candidata da situação Dilma Rousseff aponta o modelo carioca das UPP como alternativa a nível federal. Não temos a menor duvida que o policiamento comunitário seja o caminho natural a ser seguido por qualquer governo que trabalhe seriamente a questão da segurança pública.
Alertamos que o Rio de Janeiro vem realizando esta experiência há vinte anos, o Dom Quixote que lutou toda sua vida contra monhios de ventos reais, que deixou uma lacuna ainda não preenchida, o Cel Carlos Magno Nazareth Cerqueira, no inicio dos anos 90 já pregava esta alternativa, policiamento comunitário, formando os Oficiais da Corporação que hoje ocupam a função de comando.
O que queremos demonstrar que tal iniciativa apenas obtém algum sucesso com apoio da Corporação, com Oficiais comprometidos e principalmente com Praças formados dentro de uma filosofia de prestadores de um serviço público, e isso leva algum tempo, não alcança com uma simples canetada, o Rio de Janeiro, que ainda esta tentando consolidar este tipo de policiamento, serve como exemplo a ser estudado, mas cada unidade da federação possui suas características próprias, não será um modelo fechado, como um pacote, que funcionara para todos os Estados da mesma forma.
Já o candidato de oposição, José Serra, apresentou a proposta da criação de um Ministério de Segurança Pública, com objetivo de coordenar o ”combate ao crime...” já me assustou esta visão de combate que foge a uma visão de inteligência.
O mundo hoje possui dois modelos de policia, o pluralista, podemos apontar a Holanda com 142 Corpos de Polícia, Grã Bretanha com seus 51 Corpos de Policia e os EUA com mais de uma centena de Corpos de Policia, em que convive a polícia federal subordinada ao Ministério de Justiça e as policias municipais subordinadas aos prefeitos, neste universo esta o Brasil com suas Policiais Estaduais e Federais, alem de França e Portugal.
O outro modelo adotado e o Monista em que uma única policia subordinada ao Ministério da Justiça podemos citar Israel, Luxemburgo e Japão, adeptos deste sistema.
O melhor sistema e o que funciona, o nosso e muito bom, com uma Policia Federal responsável pelos crimes de contrabando de armas e tráfico de armas, nos Estados uma Policia Militar preventiva e repressiva ao crime e uma Policia Civil investigativa, contudo neste tripé se um estiver em desalinho o banquinho cai.
Entrando drogas e armas em nosso território, o trabalho repressivo e em muito dificultado, ao governo federal cabe criar cada vez mais vagas para a Policia Federal e não mais uma cadeira de ministro e seus infindáveis assessores, secretários, etc...
Saibamos que não há uma solução rápida, se quer existe uma solução são varias, trabalhosas e leva tempo, mas existe solução, basta trabalho, trabalho e trabalho!

Nenhum comentário: