PARTICIPE. COM TRES CLIQUES!SEJA MAIS UM AMIGO

quinta-feira, março 20, 2014

Bandidos atacam três UPPs e ferem comandante da unidade de Manguinhos




O GLOBO
·        Criminosos atearam fogo nas bases de Manguinhos e Arará
·        Base da Camarista Méier foi alvo de tiros, mas não há feridos
·        Operação interdita avenida e interrompe circulação de trens
O Globo
RIO - Criminosos atacaram três Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e feriram o comandante da UPP de Manguinhos, na Zona Norte, na noite desta quinta-feira. O capitão Gabriel de Toledo foi ferido na virilha em uma intensa troca de tiros entre policiais e traficantes.

Ele foi levado para o Hospital Federal Bonsucesso, onde passou por uma cirurgia, depois foi transferido para o Hospital Central da Polícia Militar, no Estácio. O quadro de saúde do capitão é estável.

Um soldado que participava da ação também foi ferido, atringido por uma pedrada na cabeça. Além de ferir os dois policiais, os bandidos atearam fogo na base da unidade, que fica na localidade da Coreia.

A base da UPP do Parque Arará, Avenida Carlos Matoso Correia, em Benfica, na mesma região, também foi incendiada. A terceira unidade atacada por traficantes na noite desta quinta-feira foi a da Camarista Méier. Bandidos atiraram contra o contêiner que serve de base para a UPP da comunidades, mas não há informações de feridos no local.

Ainda segundo a assessoria da PM, policiais do Bope foram chamados para reforçar o policiamento na região. Devido ao tiroteio, o trânsito está interditado na Avenida Leopoldo Bulhões, na altura de Benfica. Motoristas devem evitar a região. Antes de receber uma UPP, em janeiro de 2013, a região era conhecida como "Faixa de Gaza". Parte da favela está às escuras.
A operação também afeta a circulação de trens da SuperVia, que interrompeu as viagens no ramal de Saracuruna. Segundo relatos nas redes sociais, passageiros assustados deitaram no chão dos vagões para se proteger dos tiros. Policiais do Batalhão de Choque (BPChq) e do 22º BPM (Maré) foram deslocados à região para dar apoio aos agentes da UPP.

O tiroteio teria começado após a ação de desocupação de um prédio.

De acordo com informações do Centro de Operações da prefeitura, a Leopoldo Bulhões está fechada entre a Avenida Dom Hélder Câmara e a Rua Uranos. A opção para os motoristas que seguem pela Rua Uranos em direção a Benfica é a Avenida Brasil. Já quem vai para Bonsucesso, pode optar pela Avenida Dom Helder Câmara. O trânsito é lento na região.

Em nota, o governo do estado disse que os ataques desta quinta-feira "são mais uma tentativa da marginalidade de enfraquecer a política vitoriosa da pacificação". No comunicado, o governador Sérgio Cabral afirmou que mantém firme o compromisso com a política de pacificação. Segundo ele, o estado não vai sair, "em hipótese alguma", das comunidades ocupadas.

Desde 2008, 11 policiais morreram em UPPs


Gabriel de Toledo foi o segundo oficial de UPP baleado somente este mês. No último dia 13, o subcomandante da UPP da Vila Cruzeiro, Leidson Acácio Alves, de 27 anos, morreu atingido por um tiro na testa, no Parque Proletário, na Penha, Zona Norte da cidade. Ele e mais sete policiais participavam de uma incursão no alto da comunidade, quando foram surpreendidos por um grupo de bandidos. Desde o início da pacificação, em 2008, 11 policiais lotados em UPPs foram mortos no estado.

Nenhum comentário: