PARTICIPE. COM TRES CLIQUES!SEJA MAIS UM AMIGO

sexta-feira, novembro 14, 2014

Invasores começam a sair de conjunto habitacional

Comandante disse que muitos já estavam dispostos a deixar local, mas pediam auxílio de caminhões para a mudança
POR ANA CLAUDIA COSTA / SÉRGIO RAMALHO
14/11/2014 7:19 / ATUALIZADO 14/11/2014 15:34



RIO - Algumas das famílias que ocuparam no domingo o condomínio Residencial Guadalupe, na Zona Norte, começaram a deixar espontaneamente o local na tarde desta sexta-feira. Os invasores saíram dos apartamentos carregando aparelhos de televisão, pequenos objetos e colchonetes.
Na manhã desta sexta-feira, o comandante do 41º BPM (Irajá), coronel Luiz Carlos Leal, conversou com uma comissão de moradores, tentando uma solução pacífica para cumprir a reintegração de posse dos apartamentos do programa Minha Casa Minha Vida, conforme determinado pela 1ª Vara Cível da Pavuna. Segundo o oficial, muitas das pessoas já estavam dispostas a deixar o local, mas pediam o auxílio de caminhões para transportar a mudança.

A reunião da PM com moradores, pela manhã, durou apenas 15 minutos. Em seguida, o comandante foi ao Fórum Regional da Pavuna para conversar com oficiais de justiça. Segundo ele, o objetivo é que a saída ocorra da melhor forma possível. A decisão judicial determinou que haja a presença de ambulâncias e caminhões de mudança no momento da reintegração de posse.
— Temos que fazer tudo com muito cuidado porque há idosos, crianças, gestantes e pessoas doentes — afirma Luiz Carlos.
Daniel Neto, um dos representes do grupo, havia dito que eles só sairiam do local após verem o documento judicial. Pela manhã, os invasores se reuniram e rezaram na principal rua do condomínio.
Antes da chegada do comandante ao conjunto, invasores observavam de longe a movimentação de jornalistas que estavam na entrada do condomínio. Na mata próxima ao conjunto habitacional, traficantes continuavam circulando armados. Nas proximidades dos prédios, dois carros da PM, sendo um blindado, faziam patrulha 24 horas para evitar que outras pessoas tentassem entrar no conjunto.


Nesta quinta-feira, o juiz da 1ª Vara Cível da Pavuna, Paulo José Cabana de Queiroz Andrade, determinou a reintegração de posse do condomínio, pedida pela BR4 Empreendimentos e Participações. Na liminar, o juiz pede que a remoção ocorra "com as cautelas de praxe, inclusive auxílio de força policial". O magistrado também determinou que o oficial de justiça identifique os eventuais ocupantes das unidades. "Em sendo encontradas armas e drogas, encaminhem-se à delegacia competente para os procedimentos cabíveis", diz o texto.
Nesta quinta-feira, pelo menos quatro bandidos foram vistos no alto da mata próximo ao condomínio. De acordo com os policias que perceberam a movimentação, os homens estavam armados.

Após a invasão, traficantes do Complexo do Chapadão montaram barricadas em ruas do entorno do condomínio. Na Favela Gogó de Guadalupe, homens com armas e radiotransmissores monitoravam o vaivém na região.

Nenhum comentário: