PARTICIPE. COM TRES CLIQUES!SEJA MAIS UM AMIGO

domingo, dezembro 14, 2014

Cruzes pretas foram fincadas na areia para homenagear os colegas mortos por bandidos




por O Globo
14/12/2014 11:43 / Atualizado 14/12/2014 14:58



RIO - Policiais civis e militares fizeram uma manifestação na manhã deste domingo na orla de Copacabana, na Zona Sul do Rio, contra a morte de colegas em serviços. Cruzes com fotos dos policiais mortos foram fincadas nas areias do Posto 6, em Copacabana. Em clima de comoção, muitos parentes participaram da ação, que contou com cerca de 500 pessoas.
Vestidos com camisetas pretas ou brancas e com a inscrição “Basta!” estampada, eles saíram de Copacabana e seguiram em caminhadas até o Leme. Na lista dos manifestantes, oito reivindicações, entre blindagem dos contêineres das UPPs, transformação de crimes contra policiais em hediondo e amparo para familiares de policiais mortos em serviço.
Segundo uma das organizadoras do protesto, a cabo da PM Flávia Louzada, disse ao Extra, somente em 2014, foram mortos 81 PMs, um policial civil e um policial federal, além de 288 baleados em serviço.
— O movimento é para conscientizar a população da guerra que está acontecendo no Rio de Janeiro, onde as pessoas que antes eram caçadoras viraram a caça. Quando é rápido, a família só consegue receber algum benefício do Estado apenas quatro meses depois da morte do ente querido. Com isso, as famílias são duplamente penalizadas: pela perda do familiar e pela falta de amparo financeiro — completou Flávia.
Mãe da policial Alda Rafael Castilho, morta em serviço na UPP na Vila Cruzeiro, em fevereiro deste ano, Maria Rosalina Rafael da Silva, de 60 anos, disse que vê como positiva a mobilização de familiares:
— Essas manifestações são importantes para chamar a atenção das autoridades e da sociedade, que são omissas em relação à morte de policiais. Choro todos os dias pela morte da minha filha. Se nada for feito, outras Aldas vão continuar morrendo. As autoridades estão dando trela para que a criminalidade continue a avançar

Nenhum comentário: